Ainda não se encontrou em um deck no Blitz? Entenda como a heroína Shadow Brute pode ser usada no formato, utilizando seu pacto com as sombras para realizar turnos explosivos, levando o oponente a realizar bloqueios desfavoráveis
Introdução ao Herói e sua História: porque jogar de Levia?
Algumas pessoas gostam da ideia de jogar com decks temáticos, e, ao mesmo tempo, bem posicionados no meta, capazes de vencer. A Levia como heroína tem uma história incrível, especialmente para os amantes de Lovecraft e terror cósmico, visto que as artes das cartas de Shadow Brute também remetem suas descrições de entidades cósmicas malignas.
Ad
Paralelamente, em um formato rápido onde os heróis começam com cerca de 20 de vida em sua maioria, a agressividade das cartas do baralho sempre buscando atacar +6 por turno e com go again para ataques ainda mais fortes é perfeita para o formato.
Falando um pouco mais sobre a Lore, Levia, Shadowborn Abomination tem origem em uma família pobre, sempre fadada a servir os nobres dos reinos do norte. Fadada a servidão, Levia e sua mãe após o sumiço repentino do pai ficaram a serviço da Família Barthimont e sua mentora Lady Barthimont, e com o avanço da decadência da nobreza, a mãe de Levia descobriu horrores inimagináveis estudados pela família (representada em Convulsions from the Bellows of Hell (1)) , o suficiente para fugir em desespero do castelo que habitavam.
Levia, por outro lado, passou a investigar os rituais e conhecimento das artes sombrias, e após um ritual com um preço terrível e inimaginável, conseguiu o poder sombrio a um único custo: livre, mas com sede de consumir e devastar.
Decklist
Mecanicamente, a heroína permite a utilização de cartas com Blood Debt sem o seu downside de perda de vida. No entanto, como isso requer que cartas de ataque +6 sejam banidas, deve-se sempre se atentar aos bloqueios realizados durante o jogo, fazendo assim o deck ser desafiador para pilotar, visto que quanto mais experiência com o baralho, mais recompensadoras são as jogadas e mais explosivos os turnos.
Em um turno médio espera-se atacar sempre com +6 de ataque, já em turnos planejados pode-se atacar até por 19 de dano. Cartas como Dread Screamer (1) são as que permitem ataques pesados e com go again, mas com o custo de turnos de setup para que possam acontecer.
Equipamentos e Arma
Ravenous meataxe é a arma de escolha pro baralho. Na maioria dos turnos, ela irá representar 5 de ataque, visto que rodamos várias cartas com +6 de ataque para o descarte, beneficiando a maioria dos nossos cards de ataque (precisamos banir 3 cards do nosso descarte para atacar) e a nossa própria arma.
Em grande parte dos primeiros turnos, apenas o ataque com a arma será realizado, uma vez que precisamos encher nosso cemitério para usar nossos ataques. Quando o cemitério estiver com 6-8 cartas, aí o baralho começa a utilizar as cartas descartadas como combustível, como será explicado na seção do deck.
Já nos slots de equipamento, as botas de escolha são Hooves of the Shadowbeast. O efeito ativado conforme uma carta 6+ é banida é super comum, e ganhar 1 ponto de ação também é super relevante nesse deck. A jogada mais comum é quebrar a bota em turnos que queremos pressionar a mão do oponente a bloquear um ataque grande, assim criando a disrupção da jogada esperada por ele, e mais oportunidade.
Outra bota que também pode ser utilizada e opera da mesma maneira é Scabskin Leathers, que na verdade é até mais poderosa que a anterior. No entanto, é uma carta bem mais cara e super difícil de encontrar, sendo a anterior um melhor ponto de entrada, e essa um upgrade.
Ad
No slot de arms temos a esperada Goliath Gauntlet, ótima em turnos de fim de jogo onde faltam poucos pontos de dano para o letal, fora que seu efeito pode ser utilizado com praticamente todos os ataques do deck. Outra carta utilizada é Gambler's Gloves, para maximizar o uso de Scabskin Leathers.
Agora entrando no quesito do peitoral, há múltiplas opções utilizáveis, dependendo do meta que se espera enfrentar. A principal que sempre será utilizada é Carrion Husk, uma carta que é a cara desse deck, não é incomum o baralho ser pressionado a bloquear, perdendo assim a oportunidade de atacar com poder em seu turno, as cartas são caras, logo, esse equipamento te protege de perder cards cruciais em turnos chave da partida.
Por ser uma legend seu acesso não é fácil, e com alguma perda pode ser substituída por Barkbone Strapping, te fornecendo recurso em turnos importantes. Por fim, também podemos utilizar Nullrune robe como um tech contra especialmente Wizards, visto que nossas cartas não bloqueiam dano arcano, é necessário que o equipamento o faça.
Indo por fim para a cabeça, temos Skullhorn, que além de possuir Arcane barrier 2, temos um efeito utility de ciclagem, útil em turnos onde a mão comprada não foi ideal e ainda precisamos descartar mais cartas para atacar.
Existem ainda mais possibilidades de equipamento, Ironhide Gauntlet para defesa, todo o set de equipamentos Nullrune e Arcanite Skullcap contra decks de dano arcano como Iyslander e Chane.
Possíveis jogadas
Para ativar a habilidade do herói, maximizamos o uso de cartas com 6 ou mais de ataque. 30 de 33 cartas de ataque no baralho atacam por 6 ou mais, assim nossa arma de forma constante ataca com 5 quando necessário, e podemos anular o downside de Blood Debt. Barraging Beatdown (3) e Bloodrush Bellow são cartas de setup para nossos turnos explosivos, enquanto Dread Screamer (1), Hungering Slaughterbeast (1) e Boneyard Marauder (1) são o “pão com manteiga” do deck.
Em um turno comum podemos:
- Ativar nossa Scabskin Leathers, supondo que o resultado seja 4, temos 2 action points. Com 3 cartas no descarte, usamos nossas cartas de pitch 2 ou 3 para atacar com Ravenous meataxe, e posteriormente com outro ataque que não necessita de setup se estivermos nos turnos iniciais, como Shadow of Blasmophet, Nourishing Emptiness, entre outras.
Em um turno com setup (6 ou mais cartas no descarte), podemos:
- Iniciar com a ativação da bota Scabskin Leathers, usar Bloodrush Bellow dando pitch 2 ou 3, descartando uma carta com ataque 6+ e comprando duas cartas com go again no card.
Seguimos usando Barraging Beatdown (3), aumentando ainda mais o poder do nosso próximo ataque. Então usamos Writhing Beast Hulk (1) banindo outra carta 6+ do descarte, assim atacando com 10 de ataque e dominate, visto que Barraging Beatdown (3) garante +2 ao ataque se bloqueado por menos que duas cartas, que é o caso visto que o ataque ganha dominar.
Ad
Posteriormente, se a bota tiver rendido mais de 1 ponto de ação, ainda podemos atacar com cartas como Graveling Growl (1) que ganhará +2 devido ao Bloodrush Bellow, totalizando 19 de dano em um turno!
Matchups Favoráveis e Desfavoráveis
Por fim, é um deck que se esperava nos primeiros 1-3 turnos do jogo apenas atacar com o machado se for a única opção por 5 e se defender, e então em um turno grande podemos realizar ataques maiores.
Como o deck depende de recursos para os ataques, é natural que estratégias disruptivas sejam matchups problemáticas, especialmente os que realizam descarte. Logo, acredito que Iyslander e Oldhim são matchs difíceis, mas por outro lado a match é favorável contra Dorinthea, onde no começo do jogo você pode usar várias cartas para bloquear sua arma, aumentando assim seu descarte e combustível, e Prism, visto que as cartas de phantasm nunca irão atingir seus pontos de vida, como consequência há mais cards para utilizar em seu turno.
Em adendo, o deck também funciona bem sem a necessidade de majestic ou lendárias, futuramente posso trazer uma lista budget!
Notas da Autora
Explicando decisões de cartas mais específicas, utilizamos Nourishing Emptiness visto que baniremos os ataques do descarte, ataca por 6 que é o que precisamos e ainda possui a cereja do bolo ao conceder +1 de intelecto para o herói até o fim do turno.
Soul Harvest é uma carta poderosa para finalizar jogos onde o oponente está resistindo com 2-3 de vida, assim como Writhing Beast Hulk (1). Doomsday é um ótimo pitch por 3 que também pode virar Blasmophet, the Soul Harvester posteriormente. Também utilizamos 2 Reckless Swing que são ótimos em finalizar o jogo de forma não esperada, e Mark of the Beast, quando precisamos banir uma carta de ataque 6+ no turno mas não temos tanto recurso.
Vou ficando por aqui, até o próximo!
— Comentarios0
Gabriel • 18/11/22
Se el primero en comentar