Introdução
Chegou aquela época do jogo quando uma nova coleção é lançada. Temos mecânicas novas, heróis novos, e todos os jogadores alvoroçados para melhorar seus decks ou montar novos - mas algo diferente aconteceu dessa vez. Até então, todas as coleções draftáveis (nas quais é possível jogar formatos Limitados) traziam algumas classes (geralmente de três a quatro classes), mas nessa coleção teremos somente uma classe: uma coleção inteira para Mechanologist!
Hoje, vamos ver a coleção nova, Bright Lights, analisar seus impactos e que tipo de cartas novas a classe recebe.
Ad
Seja Mais que Humano!
Bright Lights traz uma novidade ao jogo. Pela primeira vez, temos uma coleção draftável 100% focada em uma classe, e a escolhida da vez é a Mechanologist.
Essa escolha traz algumas consequências imediatas: os formatos Selado e Draft ganham uma camada de complexidade maior. Uma vez que toda a pool está disponível, a classe ganha um mar de cartas novas de uma única vez e não há cartas genéricas e outras classes na coleção principal (comentaremos isso melhor mais para frente).
Por conta dessa estrutura, o formato selado dessa coleção muda de 6 boosters para somente 4, além de trazer um jeito novo de jogar chamado Crack, Shuffle and Play, no qual o jogador abre 3 boosters, embaralha as cartas e já possui um deck pronto para jogar (aos moldes de Jumpstart em Magic: The Gathering).
Com essas mudanças explicadas, vamos então ver o que essa coleção recheada de máquinas e engrenagens trouxe para o Flesh and Blood.
Mecânicas de Bright Lights
Assim como em Outsiders, muitos dos heróis são difíceis de entender sem saber as mecânicas da coleção primeiro, então vamos ver cada uma dessas mecânicas para olharmos os heróis novos com um entendimento melhor.
Equipamentos EVO
Um dos primeiros passos antes de começarmos um jogo de Flesh and Blood é escolher nossos equipamentos, e isso todos nós sabemos - mas e se os equipamentos estivessem no deck? Equipamentos EVO se baseiam nessa ideia e trazem uma inovação ao jogo.
Os equipamentos EVO são cartas Action como qualquer outra: eles possuem um custo, valor de Pitch, valor de block e consomem um Action Point, porém eles também são equipamentos - logo, quando eles são jogados, viram nosso equipamento como qualquer outro.
Para isso, devemos começar o jogo com “equipamentos base”, então nada de Teklo Foundry Heart ou Achilles Accelerator.
Quer equipar Evo Sentry Base Head (1) do seu deck? Então comece o jogo utilizando Proto Base Head e, ao jogar o EVO, você transforma essa singela base em um equipamento com Battleworn 2. A coleção traz diversos equipamentos desse tipo e, além de alguns serem poderosíssimos e te transformarem em um verdadeiro tanque de guerra, diversas cartas se importam com a quantidade de EVOs equipados.
O melhor exemplo dessa mecânica é com a arma Teklo Leveler. Ela não faz absolutamente nada sem nenhum equipamento, mas com um equipamento ela já pode atacar. A medida que você vai se equipando, ela vai melhorando, e quando estamos com todas as peças equipadas, ela se torna uma das melhores armas do jogo.
A ideia dos decks que utilizam todas as peças de EVO são ter começos de jogo mais fracos, mas uma vez completamente equipados, o fim de jogo é garantido e você se torna uma verdadeira máquina de guerra.
Ad
Crank
Quando jogamos um item (seja Teklo Core ou Teklo Pounder), nosso turno se encerra, uma vez que esse itens consomem nosso Action Point.
Mas, e se pudéssemos continuar o turno? Que tipo de jogadas seriam possíveis?
A habilidade nova de Crank nos permite fazer isso. Crank significa que, quando um item com essa habilidade entra em campo, podemos remover um Steam Counter dele, e se assim o fizermos ganhamos um Action Point. Ou seja: ao trazer um item no começo do turno e utilizar o Crank, podemos continuar o turno sem nenhum problema, mas é importante lembrar que, no começo do turno, se esses itens não possuírem Steam Counters, eles serão quebrados.
Essa mecânica e os itens novos trazem possibilidades novas para heróis que se importam com itens, como Dash e até mesmo Data Doll MKII, mas um herói novo fará um uso excelente dessa mecânica e desses itens.
Scrap
Seus itens quebraram e seus equipamentos EVO novos estão no cemitério. E se pudéssemos reciclá-los?
Scrap te permite exilar um item ou equipamento do cemitério e, caso isso ocorra, a carta com Scrap possui um bônus. É uma mecânica simples, mas se bem aproveitada pode melhorar diversas cartas e tirar o valor máximo delas.
Galvanize
A nova habilidade de Galvanize é bem simples, mas muito eficiente quando aplicada. Uma carta com Galvanize geralmente não possui um valor alto de bloqueio, porém quando ela defende podemos destruir um item que controlamos para essa carta defender mais 2.
Cartas com Galvanize já são bem agressivas por si só, mas a capacidade de ter um alto valor de bloqueio em troca de um item (o que às vezes não é tão custoso assim) torna a mecânica uma das melhores da coleção.
Um Tipo Novo de Carta: Block
Bright Lights traz um tipo novo de carta para o jogo: Block.
Cartas Block possuem valor de Pitch (então podem ser utilizadas para pagar outras cartas) e valor de defesa. Elas são feitas exclusivamente para bloquear ataques na fase de bloquear, assim como você faria com uma Action, por exemplo.
Note que cartas Block não possuem custo, logo elas não podem ser jogadas e elas também não são Defense Reactions. Então, se você colocar essa carta no arsenal, ela ficará presa pelo resto do jogo nessa zona.
Apesar de parecerem “inúteis”, cartas Block possuem um valor de defesa bom e possuem alguma habilidade quando bloqueiam. Firewall (1), por exemplo, bloqueia tão bem quanto um Sink Below (1) e ainda filtra o seu topo do deck.
Heróis Novos
Uma leva de heróis novos vem para o jogo. Nesta coleção, teremos três heróis novos e, dentre eles, uma velha conhecida, mas renovada. Cada um possui uma proposta única e traz jeitos novos de jogar com a classe.
Ad
Teklovossen
Teklovossen já era conhecido pelos jogadores tanto por ser o fundador das indústrias Teklo quanto por suas menções nas cartas, e agora ele vem como um herói jogável.
A mecânica nova de EVOs o torna um verdadeiro deck controle. Com ele, podemos nos equipar em tempo de Instant, o que possibilita tanto equipar no turno do nosso oponente quanto equipar duas vezes no nosso turno.
Além das diversas cartas já mencionadas que se importam com equipamentos EVO, sua especialização Singularity nos transforma em um Demi Hero aos moldes de Levia, Redeemed e traz uma vitória quase certeira. Teklovossen é o deck de equipamentos e a muralha defensiva da classe.
Maxx Nitro
Maxx Nitro é para aqueles que gostam de acelerar e agressivar o oponente como se não houvesse amanhã. Além de ser focado na velha mecânica de Boost, ele traz consigo o retorno de Hyper Driver (1) e a volta de mecânicas focadas no item apresentadas em Dynasty que nunca tiveram o sucesso esperado.
Além da volta de Jump start (1) e Crankshaft (1), cartas novas aparecem para dar o suporte necessário a mecânica e mostrar que Hyper Driver (1) é a nova moda. Cartas como Big Bertha (1), Rev Up (1), Re-charge (1) e Gas Up (1), além de sua nova arma Banksy, mostram que o herói é a melhor maneira de ser agressivo na classe, tornando-o o novo Fai dos Mechanologists.
Além dessas ideias, sua habilidade permite trazer Construct Nitro Mechanoid de maneira mais consistente, tornando o tão sonhado Construct finalmente jogável, e podendo assim ser uma segunda opção voltada mais para Combo.
Uma Nova Dash
Cansado de jogar com Dash, Inventor Extraordinaire? Cansado de exilar do topo cartas-chave como High Octane e Maximum Velocity? Cansado de utilizar o mesmo Teklo Pounder todas as partidas? Enjoado de carregar Teklo Plasma Pistol e precisar de cartas azuis para extrair seu valor máximo com High Octane? Que tal uma atualização nova?
Dash, Database traz, além de uma repaginada revigorada para a tão querida heroína de Arcane Rising, uma habilidade intrigante. Além de poder olhar o topo do deck quando bem entender (prevendo assim o que será comprado ou exilado através do Boost), sua habilidade de jogar itens do topo permite algumas jogadas inusitadas.
A primeira que nos vem à mente é jogar Teklo Core no turno do oponente, mas os itens novos da coleção com Crank expandem as possibilidades, tornando a heroína um grande quebra-cabeça. Sua arma Symbiosis Shot é idêntica a Teklo Plasma Pistol, mas ainda mais potencializada, uma vez que não exige recursos para colocar marcadores.
Destaques da Coleção
Além de mecânicas novas, diversas cartas melhoram as estratégias que já temos hoje. Vamos citar algumas delas.
Ad
Twin Drive é, a meu ver, a melhor carta Majestic da coleção. Apesar de não ser intuitivo a necessidade de trazer Boost duas vezes, essa habilidade te permite jogar cartas como Maximum Velocity de maneira mais consistente e menos dependente de cartas na mão.
Outras cartas que se importam com quantidade de Boost também extraem benefícios, como Meganetic Shockwave, High Octane e Pulsewave Harpoon.
Fabricate é uma Instant muito bem-vinda em decks que farão uso frequente de EVOs. Seus modos diversos permitem que ela seja extremamente flexível e se encaixe perfeitamente na situação atual do jogo.
O oponente é muito agressivo? Dê mais 1 de defesa aos EVOs e coloque ela embaixo de um equipamento. Um de seus EVOs quebrou? Pegue um Proto Base do inventário e bana um EVO da mão. Sua flexibilidade torna ela uma carta quase obrigatória nesses tipos de deck.
Adaptive Plating é um equipamento curioso. Primeiramente, ele pode ser equipado em qualquer slot, possibilitando equipar até três deles em uma partida (no caso do Classic Constructed). Sua segunda habilidade permite trocar o equipamento de slot no meio do jogo (o que não é muito útil hoje, mas poderá ser em um futuro) e, por último, ele possui a habilidade de Galvanize.
Atualmente, seu brilho está em substituir um slot mais fraco da classe (que geralmente são pés e mãos) por um Blade Break que defende até 3 em troca de um item. Heróis como Data Doll MKII e Dash, Database, que possuem muitos itens, podem fazer um belo uso desse equipamento.
Reprints e o Slot de Expansão
Apesar da leva grande de novidades, reprints pontuais foram lançados para poder dar mais sustentação à coleção.
Além das comuns Jump Start (1), Crankshaft (1) e Over Loop (1), um reprint excelente foi Maximum Velocity - impresso até então somente em Arcane Rising, o que foi muito bem-vindo na coleção.
Mas, de longe, o melhor reprint de todos foi a lendária Teklo Foundry Heart. O equipamento já é uma figura estampada na classe e é quase que obrigatório em qualquer lista competitiva. Reprintá-la não só dá o suporte necessário para os heróis novos, como também torna a classe mais acessível para jogadores novos que pretendem entrar na classe.
Outro grande destaque nessa coleção são os slots de expansão. A aproximadamente cada 15 boosters, uma das cartas será uma carta desse slot que abrange basicamente cartas não relacionadas à coleção, e nesse slot diversas cartas novas aparecem para os outros heróis.
Um dos grandes destaques foi o excelente reprint de Fyendal’s Spring Tunic - um dos melhores equipamentos genéricos do jogo e que sempre será aplaudido quando reprintado. Outra carta nova que traz uma revolução para Dromai, Ash Artist é a carta nova Tome of Imperial Flame. Não cabe aqui falarmos sobre ela, mas esse slot permitiu alguns heróis melhorarem suas listas apesar de ser uma coleção focada em uma classe só.
Ad
Conclusão
Após essa olhada breve na coleção e suas novidades, vamos analisar o que realmente teremos de mudanças na prática dos decks e para um meta futuro.
O Suporte Necessário para a Classe
Mechanologist, apesar de ser uma classe excelente, necessitava um suporte urgentemente. A quantidade de cartas, até então, era uma das menores de todo o jogo (menor até mesmo se comparada a Assassin, que é uma classe relativamente nova) e só possuía um herói jogável no Classic Constructed (no caso, Dash, Inventor Extraordinaire). Isso trazia uma preocupação de que, quando a heroína atingisse o status de Living Legend (o que ocorrerá muito em breve), a classe simplesmente fosse embora junto.
Com Bright Lights, não só o Classic Constructed ganhou 3 heróis Mechanologist novos, como a classe também se tornou a que mais possui heróis do jogo inteiro (sendo 4 no Classic Constructed e 6 no Blitz, também contando com o herói novo, Professor Teklovossen). Além disso, a disponibilidade de cartas foi de uma das menores para uma das maiores do jogo (perdendo somente para Runeblade).
A coleção não só trouxe suporte e decks novos inteiros como também injetou uma vida extremamente longa para a classe nos formatos competitivos, realizando assim o sonho de todos os jogadores da classe.
Dash Não Ultrapassou o Limite
Um dos maiores medos dos jogadores era que, com uma coleção inteira dedicada à sua classe, Dash, Inventor Extraordinaire sofreria o mesmo efeito de Lexi, Livewire: cartas novas transformariam o deck da heroína e a tornariam opressora no meta, porém não foi o que aconteceu.
Com um power level muito bem feito e na medida, Dash, Inventor Extraordinaire pega para si algumas cartas novas, porém seu deck e seu estilo de jogo ainda se mantém os mesmos, tanto no Blitz quanto no Classic Constructed. Ela está mais forte, porém somente com atualizações leves.
O Momento da Classe se Aproxima
Infelizmente, enquanto Lexi, Livewire ainda existir, nenhum dos heróis da classe conseguem ser relevantes no meta. A arqueira estabelece tanta pressão e tantos efeitos on-hit que nenhum deles consegue jogar direito.
Porém, com esta arqueira deixando o formato em breve, a classe pode subir no meta. Maxx ‘The Hype’ Nitro e Dash I/O são decks agressivos excelentes que podem colocar em xeque outros heróis fortes como Dromai, Ash Artist e Iyslander, Stormbind. Teklovossen, Esteemed Magnate é uma opção mais controle excelente que pode pegar outros decks mais lentos desprevenidos. Para o mundial, podemos aguardar uma presença razoável desta classe no meta.
E você, o que achou da coleção nova? Foi uma escolha boa focar em somente uma classe? Os heróis novos serão fortes o suficiente para competir?
Obrigado por ler até aqui e até a próxima.
— Commenti0
Diventa il primo a commentare