Anúncio dia 24 de janeiro de 2023
Classic Constructed
Belittle (1) está banida.
Winter's Wail está banida.
Amulet of Ice está suspensa até Iyslander, Stormbind atingir o status de Living Legend.
Hypothermia está suspensa até Iyslander, Stormbind atingir o status de Living Legend.
Crown of Seeds
De acordo com o anúncio oficial:
Com a ausência notável nesse anúncio, Crown of Seeds possui uma discussão à parte. Nós entendemos o quão poderoso é o equipamento em Oldhim, Grandfather of Eternity em mitigação de dano e filtragem de cartas, porém também entendemos a importância que é a aquisição de uma carta Legendary pelo jogador.
Ad
Levamos muito a sério a relação entre cartas Legendary e jogador. Isso não significa que nunca vamos banir cartas dessa raridade. Sempre pensamos em deixar o formato mais saudável possível, porém somos extremamente cautelosos quando se trata dessas cartas. Com nossos testes internos e o lançamento da próxima coleção, acreditamos que Crown of Seeds deve permanecer no formato por enquanto.
Mais informações podem ser conferidas aqui no anúncio oficial.
Analisando os Banimentos e o que Esperar
Após a explicação oficial dos banimentos, deixo aqui minha análise sobre eles e o que esperar do formato.
Oldhim, Grandfather of Eternity foi o grande perdedor de hoje. Além de perder sua arma de assinatura, o herói também perde uma importante ferramenta de controle. Podemos ver, então, surgirem versões mais agressivas do herói, mais focadas em seus ataques de Guardian (algo como Bravo, Showstopper faz) com alguma espécie de controle — uma vez que ainda há ferramentas como Blizzard.
Também é de se esperar listas onde o herói utilize mais cartas do tipo Earth. O grande desafio será para qual direção ir com a arma: se será melhor utilizar Titan's Fist e manter os equipamentos off-hand ou utilizar as outras duas opções e abandonar esses equipamentos.
Hypothermia já era problemática no Blitz, então vê-la banida aqui não é nenhuma surpresa. O que realmente me surpreendeu foi o banimento de Amulet of Ice, mas quando analisado a fundo faz sentido quando seu valor é extraído de um Aether Icevein (3) seguido de sua habilidade. Qualquer versão da heroína sai prejudicada com essa lista de banimentos, mas a presença de cartas como Channel Lake Frigid ainda fazem dela extremamente forte e um excelente deck de controle.
É importante ressaltar aqui que, apesar de não estar nos holofotes e em posições mais baixas, outro herói que sai perdendo com esses banimentos é Lexi, Livewire em sua versão de Ice (que atualmente é a mais competitiva). A heroína já não está em seus melhores momentos, e a ausência de Amulet of Ice a fará mais fraca ainda.
Não esperava, também, o banimento de Belittle (1). Era certo algum banimento para os decks de Fai, Rising Rebellion, mas esse banimento não só enfraquece o herói, que é o que mais tira valor da carta, como também enfraquece diversos decks, como Viserai, Rune Blood, Briar, Warden of Thorns e Katsu, the Wanderer. Não ficaria surpreso de ver essa carta banida no Blitz futuramente — uma vez que ela já é banida no Commoner.
Analisando as cartas como um todo é notável a tentativa de enfraquecer esses três principais decks do formato, porém diversos outros também vão sofrer com essas mudanças. Apesar disso, podemos esperar ainda uma leve vantagem para os decks agressivos que terão uma nova fase e os decks controle saem como os mais prejudicados.
Ad
Alguns heróis sairão em uma excelente posição com esses banimentos. Eu diria que o herói que mais ganha com essas mudanças é Dash, Inventor Extraordinaire. Apesar de Guardians ainda possuírem uma match favorável, a ausência de Hypothermia possibilitará a heroína ser mais agressiva de maneira mais tranquila contra os heróis de Ice, e se o deck aposta na corrida contra os demais decks agressivos, a ausência de Belittle (1) pode colocá-la à frente no dano.
Azalea, Ace in the Hole está em uma boa posição agora, mas, com o enfraquecimento dos controles e com as novas cartas que estão por vir em Outsiders, ela tem tudo para ser a próxima heroína do momento. Não estranharia em ver ela sendo o novo deck a ser combatido em um futuro próximo. Outra heroína que pode voltar a brilhar é Dorinthea Ironsong, que sofria muito contra os controles — principalmente ao ser taxada com Frostbite e perder o Go again de Dawnblade.
Também fico feliz em ver a preocupação da empresa em não banir Crown of Seeds por entender a dificuldade e o custo de um jogador para obtê-la. Ainda fico receoso do quão essa decisão pode afetar o formato como um todo, mas devemos dar um voto de confiança - ainda mais com tantos banimentos que Oldhim, Grandfather of Eternity levou.
A próxima atualização de banidas e restritas foi marcada para dia 20/03. Também foi salientado que caso Briar, Warden of Thorns (ou outro herói) atinja os pontos necessários de Living Legend até o dia 30/01, a partir de Fevereiro, ela estará dentro desse status e não poderá mais ser válida no Classic Constructed (juntamente com sua arma Rosetta Thorn).
Conclusão
E aí? O que você achou desta lista? Gostaria de ter visto algo a mais sendo banido? Acha que os decks controles vão ser muito enfraquecidos? Deixe seus comentários abaixo.
Obrigado pela leitura e até a próxima.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter