Introdução
Após tratarmos de Uzuri e Riptide vamos finalizar essa série de Outsiders com o herói que menos chamou a atenção dos jogadores, mas que na prática trouxe uma experiência positiva e animou entusiastas da classe de Assassin. Hoje é o dia de Arakni, Solitary Confinement!
Se não está familiarizado com as mecânicas de Outsiders, recomendo que leia o review da coleção antes de prosseguir com a leitura.
Ad
Nome conhecido, nova aparência
A exemplo de Ira, Crimson Haze e Benji, the Piercing Wind, Arakni, Solitary Confinement não possui uma versão adulta, tornando-o exclusivo para o formato Blitz.
Como há a existência de Arakni, uma certa confusão pode ocorrer por serem o mesmo personagem, mas para fins de deckbuild eles são heróis diferentes, possuem Signature Weapon próprias e pontos de Living Legend próprios, contudo como ambos possuem o nome Arakni podem utilizar especializações do herói (que até a data de escrita deste artigo é Regicide).
Enquanto o Arakni original utiliza da mecânica de contrato, Arakni, Solitary Confinement simpatiza com Uzuri e abusa das cartas com Stealth. Nenhum assassino possui ataques de sua classe com cadência, e o novo herói oferece essa cadência dando go again para o primeiro ataque com stealth, ao custo de ter somente dezenove de vida.
Vamos analisar então seu deck e ver o quão forte é um ataque assassino com cadência.
O pré-construído
Assim como todos os heróis da coleção, Arakni, Solitary Confinement também veio com um deck pré-construído muito bem montado e passa bem a ideia do personagem.
A primeira coisa que é possível notar são os diversos ataques com Stealth na lista. A ideia aqui é atacar, todos os turnos, com uma carta com Stealth e, em seguida, ou um ataque com stealth, ou um ataque melhor como Virulent Touch (1).
A lista também possui algumas Attack e Defense Reactions, mas vamos comentar as melhores cartas que continuarão nas próximas versões.
Prowl (1) é um ataque pensado para o herói. Para que o próximo ataque tenha mais um de poder é necessário que Prowl (1) possua go again, e o herói concede essa habilidade, portanto é uma carta importante para o deck e assertiva em possuir todas as cópias.
Os demais ataques com Stealth são bem padrões e formam a base do deck. Sedate (1), Infect (1) e Wither (1) são os principais, cada um cedendo o token de doença respectivo e Isolate (1) e Malign (1) para completar essa base.
Spike with Bloodrot (1) e Razor's Edge (1) entram aqui como sinergia para as cartas de stealth. Ambos possuem o mesmo objetivo: crescer o ataque de maneira "surpresa" e, eventualmente, realizar o efeito on-hit desses ataques (Note que Spike with Bloodrot (1) concede um efeito on-hit).
Os equipamentos são perfeitos para uma lista budget, sendo um dos melhores conjuntos de equipamentos entre os pré-construídos. Blossom of Spring para ganhar um de recurso a mais no turno, Mask of Malicious Manifestations para consertar uma mão sem bons ataques, Snapdragon Scalers para dar mais cadência aos seus ataques, Toxic Tips para dar um efeito on-hit para o próximo ataque e Spider's Bite como uma arma padrão para Assassin
Ad
E o pré-construído é simples assim. A lista mostra a ideia do que é um deck agressivo no Flesh and Blood onde atacamos com alguns ataques e, eventualmente, os crescemos (até mesmo dando um dano letal).
Primeira versão
Apesar do pré-construído ser muito bem construído e apresentar de maneira clara, e até eficiente, a ideia do herói, ele não deixa de apresentar problemas. O principal deles são algumas cartas que parecem perdidas na lista ou excesso de cópias de algumas outras.
Então, para o primeiro upgrade, vamos procurar tirar essas cartas e melhorar um pouco a lista.
A primeira coisa a se fazer é tirar alguns ataques com e sem stealth e colocar outros melhores. Back Stab (1) possui os mesmos status dos demais ataques (custo zero, poder três e defende três), porém sua habilidade de não poder utilizar Defense Reactions faz com que ele seja o favorito para crescer o poder, sendo ótimo para passar dano.
Outro ótimo ataque com Stealth é Infiltrate. Apesar de seguir os mesmos status dos demais ataques, ele possui um efeito on-hit desejável, onde "roubamos" uma carta do oponente.
Com um pouco de sorte, essa carta exilada pode ser de crucial importância para alguns decks (como, por exemplo, um Channel Mount Heroic de Briar ou Steelblade Supremacy de Dorinthea) ou ainda você pode tirar algum benefício dela (como um Art of War ou Nimblism (1)). Além disso, o ataque é bom tanto para ganhar go again quanto encerrar o turno com ele com mais um buff de Prowl (1) ou Razor's Edge (1).
Partindo para as cartas sem Stealth, vamos colocar algumas staples de decks agressivos. Ravenous Rabble (1) tira vantagem da lista possuir uma alta densidade de cartas vermelhas e dá cadência ao herói.
Scar for a Scar (1) é excelente em heróis com menos vida (assim como Riptide), fazendo seu requisito ser cumprido desde o primeiro turno. Snatch (1) é um dos melhores ataques para finalizar o turno com um poder de difícil defesa com somente uma carta e um efeito on-hit que lhe garante um arsenal.
Outro excelente ataque é Death Touch (1). Apesar de necessitar de estar no arsenal para ser jogado, seu baixo custo, alto poder e on-hit flexível faz dele uma inclusão muito bem-vinda, sendo um ataque ameaçador para o oponente.
Além dos ataques, vamos incluir algumas cartas de não-ataque para aumentar o poder dos ataques ou colaborar com a estratégia de alguma maneira. Nimblism (1) e Razor Reflex (1) já são cartas clássicas nesse tipo de estratégia.
Toxicity (1) adiciona um efeito on-hit extremamente ameaçador ao oponente (principalmente em um formato onde cinco de vida representa 25% da vida) e é muito útil quando garantimos que o dano irá passar.
Shred (2) e Spreading Plague punem o oponente que não entende como a classe funciona. Enquanto Shred (2) é uma maneira de garantir que algum dano passe ou "anule" uma Defense Reaction, Spreading Plague pune o oponente por defender demais um ataque seu concedendo Bloodrot Pox que é o melhor token de doença no formato Blitz.
Ad
Nos equipamentos não faremos absolutamente nenhuma alteração. Eles já são bons o suficiente para a estratégia sem nos decepcionar. A única alteração que pode ser feita é trocar o equipamento de cabeça por Mask of Shifting Perspectives por poder consertar a mão após o hit de uma adaga, porém a escolha sobre qual a melhor máscara acaba sendo uma questão de gosto.
Para comportamos essas mudanças vamos retirar as seguintes cartas:
Ataques: Infect (2) amarelo, Hurl (1), Malign (1), Prowl (2) amarelo, todas as cópias de Sedate (1), Spring Load (1), Virulent Touch (1) e Wither (3) azul
Não-ataques: Bloodrot Trap (1), Razor's Edge (3) azul, Short and Sharp (1)
Equipamentos: Nenhum.
Versão competitiva
Agora vamos para a última versão do deck com as melhores cartas e equipamentos que o jogo pode nos oferecer.
Primeiro, vamos falar da mudança mais profunda que irá influenciar na troca das cartas: os equipamentos.
Uma rápida observação: a classe de Assassin possui equipamentos próprios em cada um dos slots disponíveis, e caso já tenha algum deles ou queira investir na classe e não queria gastar nos equipamentos mais caros, fique a vontade para utilizá-los. Mas nossa lista não foca na mecânica de contrato, portanto é mais difícil voltar os equipamentos do cemitério.
Na cabeça, Crown of Providence é nossa escolha favorita por poder proteger nosso arsenal ou arrumar uma mão ruim, porém Arcanite Skullcap faz um excelente trabalho por já começar defendendo um a mais por conta do herói possuir menos vida.
No peitoral, Fyendal's Spring Tunic oferece o "um de recurso a mais" necessário para utilizar nossas Attack Recations - e também permite atacar com as duas adagas utilizando somente um pitch azul. Outra boa opção é Redback Shroud que faz um papel idêntico à túnica, porém somente para Attack Reaction - além de seu Battleworn que protege um de dano sem quebrar.
Nas mãos, Flick Knives trará uma mudança significativa: como sua habilidade "arremessa" uma de nossas adagas equipadas, precisamos possuir mais adagas diferentes no inventário (ou sideboard) e algum jeito de equipá-las, por isso vamos adicionar as demais adagas (além de Spider's Bite), sendo elas Orbitoclast, Nerve Scalpel e Scale Peeler e colocar mais algumas cartas no deck que ajudem com esse plano.
Concealed Blade é o que nos possibilita equipar adagas de fora do jogo. Apesar do mais um de poder ser pouco, é o suficiente para que o efeito on-hit se aplique. Manter sempre duas adagas equipadas é muito importante tanto para fazer novamente o efeito de Flick Knives quanto ter duas armas no late game.
Enlightened Strike é um clássico nas listas agressivas. Seus modos são flexíveis e seus status acima dos demais ataques, fazendo-o uma excelente opção para a ideia do deck.
Outra nova carta que pode ser utilizada aqui é Premeditate. Apesar da carta somente crescer o poder do próximo ataque do arsenal (exigindo um certo setup para tirar o melhor proveito), o efeito on-hit de criar um Ponder no fim do turno nos garante um arsenal caso um ataque cause dano.
Ad
Para finalizarmos com essa lista, vamos retirar as seguintes cartas:
Ataques: Infect (3) azul, Prowl (3) azul
Não-ataques: Nimblism (1)
Equipamentos: Blossom of Spring, Mask of Malicious Manifestations, Toxic Tips
Dicas e matchups
Algumas dicas para jogar com o deck:
- Geralmente iniciar o turno com o ataque de uma adaga é interessante para diminuir a defesa do oponente. Como a maioria dos nossos ataques custam zero, é viável utilizar alguns recursos com a arma;
- A maioria dos ataques possui poder três, o que os torna fáceis de se defender. Por isso prepare as Attack Reactions para garantir dano, principalmente os ataques com efeito on-hit como Infect (1) ou Infiltrate;
- Atacar é a principal ideia do deck, por isso não queremos ficar defendendo a não ser em casos inevitáveis;
- Sobre a escolha de qual arma iremos utilizar, irá depender muito do nosso oponente. Geralmente sempre utilizaremos Spider's Bite pela maioria dos decks utilizarem Attack Actions, mas os demais podem ser utilizados nas seguintes situações:
Orbitoclast para decks com muitas Actions de não-ataque como Dromai e Briar;
Nerve Scalpel com decks com muitas reações como Dorinthea;
Scale Peeler com decks com muita defesa nos equipamentos como Bravo e Dorinthea.
Conclusão
Arakni, Solitary Confinement ficou nas sombras de Uzuri durante a sessão de spoilers e considerados por alguns como um "herói de draft", porém à medida que os jogadores começaram a utilizá-lo, logo percebeu-se que ele pode constituir um decente deck agressivo. Apesar de não ser o melhor do formato, sua lista mostra que a simplicidade pode ser forte.
Agradeço a leitura e até a próxima!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым