Introdução
O Classic Constructed está cada vez mais consolidado no Brasil, e vários torneios (até mesmo eventos maiores) vêm acontecendo. Afinal, quais heróis jogar nesse formato? Quais ainda têm futuro?
Vamos analisar alguns deles e comentar o que cada um pode oferecer. Apesar das listas apresentadas neste artigo serem de torneios, isto não significa que elas são a única maneira de jogar com o herói em questão. Portanto, as use como base para sua ideia de arquétipo ou plano de jogo, e as adapte como julgar melhor.
Ad
Bravo, Showstopper
Apesar de ter passado muito tempo à beira do meta, Bravo, Showstopper sempre teve aparições tímidas em eventos. Agora que o formato está focando bem mais em atrito, ele teve seu momento e se tornou um dos melhores decks do formato.
Além de todas as cartas de Guardian que o tornam extremamente defensivo, sua mecânica de Crush atrapalha decks que abusam de uma mão cheia. Star Struck, Crippling Crush, e Spinal Crush são alguns exemplos desses ataques, mas esta lista não é limitada a eles.
Este herói também tem um dos kits de equipamento mais defensivos do jogo. Seu plano defensivo pode focar em Titan's Fist com Steelbraid Buckler, mas, caso deseje ser mais agressivo, sua Signature Weapon, Anothos, sempre será uma opção excelente.
As listas deste arquétipo têm um plano de jogo justo, voltado para o valor, pois bloqueiam com algumas cartas, jogam outras (ou somente batem com sua arma), e sua consistência de cartas as tornam uma opção excelente.
Azalea, Ace in the Hole
Desde Outsiders, Azalea, Ace in the Hole recebeu um apoio estrondoso, e foi de um dos piores para um dos melhores decks deste formato.
Baseada em uma mecânica anti-aggro, ela consegue usar sua habilidade consistentemente graças ao seu equipamento, Skullbone Crosswrap, e garante dano ao usar flechas como Red in the Ledger (1) e Remorseless - o que atrapalha o plano do oponente de maneira brutal.
Contudo, outras flechas são muito úteis também. Withering Shot atrapalha heróis que se apoiam muito em suas armas, e Barbed Undertow é excelente contra decks agressivos, mas as cartas que crescem suas flechas são o que as tornam realmente ameaçadoras. Dead Eye, Lace with Frailty, Lace with Bloodrot, e Premeditate são algumas delas.
Ela também usa uma das melhores cartas do jogo: Codex of Frailty. Além dela atrapalhar os planos do oponente, também conseguimos retornar algumas de nossas flechas mais ameaçadoras para aquele momento da partida, o que torna o plano de jogo desse deck muito consistente e bem difícil de enfrentar.
Dash, Inventor Extraordinaire
Dash, Inventor Extraordinaire sempre foi um deck viável, independente do meta (tanto sua versão híbrida quanto a controle), porém, Bright Lights deu mais consistência ao que já era bom, e tornou essa heroína uma escolha excelente.
Esta Mechanologist consegue abraçar qualquer estratégia que seu jogador preferir. Gosta de um plano mais agressivo? Comece de Teklo Pounder ou Hyper Driver (1). Prefere o plano mais Midrange ou controle? Induction Chamber (1) é um item eficaz. Além disso, é fácil pilotar sua estratégia híbrida, e ela é bem competitiva devido a seu plano de jogo, que é flexível em cada partida.
Apesar de estar muito perto de atingir o status de Living Legend, conseguimos aproveitar suas cartas facilmente se jogarmos com Dash I/O ou Maxx 'The Hype' Nitro, já que só precisaremos de algumas outras cartas para completar nossos decks.
Ad
Uzuri, Switchblade
Baseado em um plano mais lento, porém com algumas surpresas, Uzuri, Switchblade é um deck para aqueles que gostam de surpreender o oponente e pegar os menos preparados desprevenidos.
Além de uma ampla gama de armas, como Spider's Bite e Nerve Scalpel, Uzuri, Switchblade tem um dos melhores "jogos mentais" do jogo. Idêntica à mecânica de Ninjutsu em Magic: the Gathering, esta Assassin consegue trocar um simples Isolate (3) por um ataque inesperado, como Shake Down, Command and Conquer (1), ou Death Touch (1), o que arruinará os planos do seu oponente.
Suas listas podem variar entre algo mais controle que usa várias cartas com Contract, como Surgical Extraction ou Eradicate (2) para exilar diversas cartas do deck do oponente, ou um plano mais agressivo com ataques como Hurl (1), Nimble Strike (1), e Leave no Witnesses (1). Como a cereja do bolo, Codex of Frailty retorna um desses ataques disruptivos e ainda dá um Frailty ao oponente.
Rhinar, Reckless Rampage
Brute sempre foi um deck Midrange excelente. Apesar de sua consistência ser um pouco frágil devido às diversas cartas com poder menor que seis, sua habilidade, que intimida a mão do oponente, é sua maior força, e garante vitórias.
Com turnos explosivos de Bloodrush Bellow (2) e o apoio de Heavy Hitters, Rhinar, Reckless Rampage se tornou bem mais interessante, e tem opções viáveis para consolidar sua estratégia Midrange com linhas mais agressivas.
Além de forçar bloqueios ineficientes por parte do oponente devido à Intimidate, esta classe lhe oferece mais formas de disrupção com Scowling Flesh Bag, que é um dos melhores capacetes para este herói, e ataques como Pack Hunt (1). É um deck muito poderoso e bem fácil de pilotar!
Katsu, the Wanderer
Sempre um destaque em torneios e um desafio para seu oponente, Katsu, the Wanderer não só é um deck agressivo excelente como também coloca em xeque o conhecimento do oponente sobre sua linha de combo.
Sua estratégia é bem simples: tente encaixar o dano de Surging Strike (1) ou Be Like Water (1) e comece uma linha de combo ao jogar, além de dano, efeitos de compra de cartas fortalecidos por Mask of Momentum, e recursão de cartas, como Winds of Eternity. Finalize chains com o ameaçador Dishonor - que pode ser simplesmente o fim de jogo contra diversos oponentes.
Mesmo que seu oponente bloqueie bem, cartas como Ancestral Empowerment e Art of War (2) conseguem causar o primeiro dano necessário para começar a chain. Este ninja é perfeito para aqueles que gostam de causar dano por diversas linhas.
Dorinthea Ironsong
Esta Warrior está no jogo desde seu começo, e ainda é relevante porque pune todos os que não respeitam seu plano ou não o entendem.
Ad
Sua build mais famosa, que foca em Dawnblade, é uma forma excelente de ser agressivo e criar uma bola de neve no jogo. Caso o oponente não respeite esta ameaça, cartas como Ironsong Response (1), Steelblade Supremacy, e Singing Steelblade podem levar o jogo por si só.
Contudo, caso seu estilo seja mais controle, Decimator Great Axe é sua resposta. Apesar de ter algumas cartas que interagem com este machado, seu plano de jogo será mais controlador até fadigar o oponente.
Ser Boltyn, Breaker of Dawn
Outro Warrior que finalmente começou a ver jogo nos últimos tempos é Ser Boltyn, Breaker of Dawn. Após muito tempo fora do meta, graças a Dusk Till Dawn, seu deck ganhou um belo upgrade, e se tornou extremamente competitivo.
Baseado em uma build mais Midrange, este Warrior quer extrair o maior valor possível da sua mão, entre bloquear e atacar, alimentando sua soul, e atacar com sua arma, Raydn, Duskbane. Além disso, algumas adições novas, como Warband of Bellona, tornaram este deck mais defensivo, e agora ele consegue terminar o jogo com turnos poderosos que usam Lumina Ascension.
Entretanto, caso queira abusar da sua especialização, podemos mudar seu plano de jogo para um combo se usarmos Cintari Saber e jogarmos duas Lumina Ascension - ou até mesmo três - o que causará um dano que poucos heróis conseguem lidar.
Arakni, Huntsman
Okay.... Arakni, Huntsman não é o melhor deck do formato e ainda precisa de muita ajuda para chegar lá; no entanto, como esta classe tem poucas cartas e é relativamente nova, pode ser um bom momento para montá-lo antes que ele se torne realmente popular.
Este Assassin traz uma estratégia de controle excelente. Sua habilidade, que vê o topo do oponente, pode atrasar suas cartas-chave e assim atrasar todo o seu plano.
Além disso, suas cartas com Contrato podem fadigar seu oponente cada vez mais, e diversas cartas, como Shred (1) e Cut to the Chase (1), podem garantir esse dano final.
Conclusão
Esse foi uma pequena revisão dos decks que você pode montar em 2024, mas não se limite a eles. Além das coleções novas desse ano, que nos trarão heróis excelentes, diversos deles - principalmente os mais novos - ainda estão sendo explorados e descobertos. Assim, não necessariamente o deck mais competitivo é a melhor decisão para você.
Escolha o que você gostar mais ou o que se sentir mais confortável, e bons jogos!
Obrigado pela leitura e até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする