Anúncio de banimentos
No dia 04/05, a LSS divulgou a lista de banimentos para o formato Blitz (trazendo uma profunda mudança no formato) e Ultimate Pit Fight (UPF),
As seguintes cartas agora são legais no Blitz:
- Aether Icevein (1) (em todas suas cores)
-Drone of Brutality (1) (em todas as suas cores)
E os seguintes heróis atingiram o status de Living Legend e não são mais legais no Blitz:
- Iyslander (e sua Signature Weapon Kraken's Aethervein)
Ad
- Oldhim (e sua Signature Weapon Winter's Wail)
A seguintes cartas foram banidas no Ultimate Pit Fight para torneios oficiais:
Lembrando que, para jogos casuais, a lista de banidas não se aplica ao UPF.
O fim da Era do Gelo
Durante o mês de abril aconteceram os Skirmishs - torneios com um nível mais competitivo que Armories normais. Esses eventos foram promovidos no mundo todo e foram feitos com os formatos Draft e Blitz. Aos que foram Blitz, os heróis vencedores acumularam pontos para o status de Living Legend, e dois desses heróis atingiram os 500 pontos necessários.
Oldhim, até então, era o herói com mais pontos de Living Legend dentre todos, então era de se esperar que ele atingisse o status nessa temporada.
O guardião elemental era uma verdadeira barreira de gelo. O herói era um dos melhores decks Controle do formato que possuía ferramentas tanto de controle de dano quanto de disrupção como Blizzard, Channel Lake Frigid e sua própria habilidade e, graças a esse controle, apresentava grandes dificuldades para decks como Dash e Fai.
Ele era tão defensivo que o equipamento Crown of Seeds foi suspenso por sua causa. A coroa permitia que ele segurasse um jogo Blitz até a completa fadiga do oponente - ou o empate da partida. Com o herói saindo, o equipamento volta ao formato, podendo somente ser utilizado por Briar, mas a Runeblade provavelmente não fará o seu uso, já que seu plano de jogo é mais agressivo.
Oldhim mostrava o quão forte decks controle são no formato e, diferente de Bravo, seu potencial de disrupção através de Frostbite facilmente gerados por Winter's Wail podiam segurar diversos decks hiper agressivos.
Iyslander
A maga de gelo foi o grande elefante na sala do Blitz por um bom tempo.
Aether Icevein (1) e Hypothermia foram suspensas para tentar conter a heroína, porém não foi o suficiente e ela acumulou a maior quantidade de vitórias nos torneios e, consequentemente, a maior quantidade de pontos para atingir o status.
Tamanho foi seu desempenho que sua quantidade de pontos ultrapassou Oldhim e até mesmo Viserai, se tornando o herói com mais pontos da lista inteira. Mas como a heroína saiu de sua segunda posição na lista (com 346 pontos) para se tornar o herói com mais pontos de Living Legend da história do formato (com 564)?
O gelo, o arcano e a natureza do Blitz
Iyslander é válida no Blitz desde seu lançamento em Everfest, porém o deck era estranho. Ela podia usar poucas cartas de Ice e as cartas de Wizards não eram exatamente o que a heroína gostaria de fazer. Ela era um herói razoável, porém em Uprising a heroína recebeu seu devido suporte.
Novas cartas de Ice, suas especializações, cartas Elemental Wizards surgem e a arma Waning Moon alavancam a heroína colocando-a em um novo patamar e a tornam um deck extremamente competitivo. E, como a última peça desse quebra-cabeça, Storm Striders é desbanida do Blitz.
Ad
Com todos esses fatores, Iyslander conseguia atacar por todos os lados. Ela tinha a vantagem do dano arcano (que é difícil de ser bloqueado por diversos decks), o controle através de Frostbite (assim como Oldhim), podia utilizar de cartas com alto dano físico como Wounded Bull (1) e Fyendal's Fighting Spirit (1) e ainda ameaçava letal no turno do oponente com Storm Striders (pelo combo de Emeritus Scolding (1) vermelho e azul mais Waning Moon). Todo esse conjunto fez com que a heroína decolasse e atingisse os pontos necessários.
Contudo, os dois heróis nos mostram uma natureza do Blitz: decks com potencial de Controle tendem a ser extremamente fortes no formato.
Em um formato rápido onde os heróis possuem pouca vida, é natural pensarmos que os decks com o maior capacidade ofensiva são os melhores, e essa afirmação não é errônea. Contudo, mais fortes que eles, são os capazes de conter esse poder de fogo, trazendo a tona como Frostbite é uma ferramenta fortíssima.
Apesar dos dois heróis controlarem e utilizarem disrupções de suas próprias maneiras, Oldhim e Iyslander provam que atrapalhar os planos do oponente em prol de seu próprio plano é extremamente recompensador no formato, e que decks controle são muitos fortes. Os heróis não eram fortes demais ou possuíam cartas muito melhores que os demais, eles só atacavam a própria natureza do Blitz, seja através de hard control ou um control-combo.
Então, com a ida dos dois principais heróis que atacavam a natureza rápida do formato, o que esperar daqui para frente?
Um desbanimento inesperado
Além das já esperadas cartas suspensas que voltam ao formato, o desbanimento de Drone of Brutality (1) pegou a todos de surpresa. A rara de Welcome to Rathe foi a primeira carta banida do jogo e em meu artigo sobre o motivo das cartas serem banidas explico sobre como ele era problemático ao ir contra a premissa básica do jogo entre atacar ou bloquear.
Drone of Brutality (1) recompensa decks em somente bloquear todo turno até a fadiga, onde o ataque garante que vamos ganhar o jogo. Mas se ele é tão problemático (tanto que ele se mantém banido no Classic Constructed), qual foi o motivo de ser desbanido?
A ideia é permitir com que novos decks surjam. Com a ida dos dois principais controles do formato, há uma lacuna a ser preenchida. Com Drone of Brutality (1) no formato, agora há uma condição de vitória para os controles e um incentivo a esse arquétipo, porém a empresa já deixou claro que, caso o ataque seja muito problemático, ele voltará a ser banido.
O futuro do Blitz
Apesar dos dois heróis serem o grande destaque, eles não foram os únicos a possuírem um bom desempenho nesta temporada. Se com o gelo eles já eram bons, a tendência agora é eles serem ainda melhores
Ad
Dash, Chane e Kassai, Cintari Sellsword foram excelentes durante os torneios, e com a ida de seus nêmesis a tendência é de grande representatividade no meta.
Dash é um excelente deck agressivo capaz de apresentar altíssimo dano graças à Teklo Pounder e a mecânica de boost que permite ataques com cadência. Chane é extremamente eficiente com suas cartas que podem ser jogadas da zona de banimento e a cadência de ataques dada graças à sua habilidade, além de utilizar uma das melhores armas do formato Rosetta Thorn.
Kassai, Cintari Sellsword, com as armas Cintari Saber, apresenta ameaça de dano constante com suas Attack Reactions e finaliza o jogo com sua especialização Blood on Her Hands apresentando um dano impossível de segurar em sua plenitude.
Também podemos pensar que outros decks podem vir a tona sem o controle gelado, contudo Kano pode impedir o surgimento desses decks mais voltados a cartas vermelhas como Dromai, Fai, Riptide, Uzuri entre outros, e o Wizard pode se tornar o novo deck “to beat” do formato.
Outro deck que possa reaparecer é Ira, Crimson Haze. A rainha do Commoner já é bem forte no Blitz por poder ter posturas diferentes sem precisar mudar o seu deck, mas Iyslander segurava a Ninja. Agora sem ela, podemos ver um reaparecimento da Harmonized Kodachi com dois de poder.
Ainda no campo das especulações, uma heroína que pode se aproveitar de Drone of Brutality (1) e partir para uma estratégia de fadiga é Briar. Atualmente, a Runeblade joga completamente agressiva, porém com o talento de Earth, sua habilidade e a volta de Crown of Seeds uma estratégia mais controle parece ser viável, mas não estranharia de ver outros heróis que podem partir para um plano controle como Arakni e Riptide.
Go Bananas
Outro banimento inesperado foi a ida de Go Bananas do UPF. A justificativa do banimento era de que a carta promocional tornava o formato um “Pay-to-win”, onde um jogador com essa carta poderia comprar muitos boosters até tirar a carta nomeada.
Para fins de torneios oficiais e para evitar essa situação, assim como Yorick, Weaver of Tales, Go Bananas é banido, porém, nada impede de ser utilizada em jogos casuais.
Conclusão
O que acharam dos banimentos? O meta Blitz terá uma mudança profunda? Drone of Brutality (1) quebrará o formato?
Obrigado pela leitura até aqui e até a próxima
— Comments0
Be the first to comment