Introdução
Sem nenhum aviso prévio, a LSS anunciou hoje (06/10) uma atualização na sua lista de banidas e restritas, mas afetando somente o formato Living Legend.
As seguintes cartas foram alteradas:
- Count Your Blessings (1) está restrita;
- Zephyr Needle está banida;
- Warmonger’s Diplomacy não está mais restrito;
Por que uma banlist agora?
O próximo anúncio de banimento estava previsto para 03/11 (e ele ainda acontecerá), porém essa data está muito próxima do maior evento competitivo do Flesh and Blood: o Mundial. Essa proximidade de datas se deve ao fato de que no mês de Outubro ocorrem os Pro Quests, onde há uma excelente oportunidade para a empresa coletar dados e tomar a melhor decisão de balanceamento antes do Mundial. Logo, geralmente há uma espera dessa temporada competitiva para assim ter uma manutenção no jogo. No entanto, o Living Legend será um dos formatos competitivos no mundial e algumas características o diferenciam na hora de tomar decisões.
A primeira é que o LL é bem menos jogado que o Classic Constructed, o que torna a quantidade de dados menor. Por conta disso, a diferença de dados entre hoje e dia 03/11 é quase que irrelevante. Também os jogadores não se sentem tão confortáveis em testar o formato em um tempo tão curto, e por conta disso a atualização veio hoje.
As mudanças

Dois anos atrás, quase com o nascimento do formato, Warmonger’s Diplomacy foi restrito principalmente por “desligar” a classe Runeblade por completo. Devido à natureza da classe em realizar Attack Actions e Non-Attack Actions no mesmo turno, Warmonger’s poderia jogar qualquer herói para fora do meta por impossibilitar a classe de fazer o que ela faz naturalmente, porém o tempo passou, a classe evoluiu, e vimos heróis como Viserai, Rune Blood no Classic Constructed conseguindo “contornar” a Action.
Essa mudança pode afetar mais alguns Runeblades como Briar, Warden of Thorns, mas com as vastas opções que a classe tem e a evolução dela nos últimos anos, é seguro voltar todas as cópias da Action. Além de que fazer isso também pode segurar decks com combos muito consistentes, como Dash I/O.

Com Warmonger’s liberado e os Runeblades sendo contidos, era óbvio que os Ninjas começariam a dominar o formato. Ira, Scarlet Revenger e Zen, Tamer of Purpose já são um dos melhores heróis do formato graças à recursão de Zephyr Needle com a mecânica de Retrieve (em cartas como Up Sticks and Run (1) por exemplo), e além disso, esses heróis também seriam um dos mais beneficiados com Warmonger’s.
Houve uma cogitação em restringir as cartas com Retrieve, no entanto, Zephyr Needle já se mostrou problemática demais para o Flesh and Blood e, por isso, ela está banida.

E mais uma vez falaremos sobre Count Your Blessings (1). A Instant foi banida no Classic Constructed há alguns meses, mas ela não era particularmente problemática no Living Legend. Os decks mais agressivos eram rápidos demais para se importarem com o ganho de vida incremental da Instant, então, por que restringi-la?
Um dos motivos é o mesmo do Classic Constructed: empates por tempo. Se dois decks controle se enfrentam, eram muito altas as chances de acabar em empate. Além disso, qualquer deck mais lento acaba colocando as 9 cópias da Instant para ter tempo: Florian, Nuu, Gravy Bones, Oldhim e Jarl são alguns desses decks. Por conta disso, a Instant deve ser superada no Flesh and Blood.
Conclusão
Três cartas parecem ter pouco impacto para um formato como o Living Legend, mas vamos analisar como o metagame pode se comportar nessa mudança.
Um freio nos decks agressivos

Com exceção dos Ninjas, os decks mais agressivos do formato trabalham muito em realizar Attack Actions e Non-Attack Actions no mesmo turno: Dash I/O em seus turnos de High Octane, Briar, Warden of Thorns com Skyward Serenade e Nimblism (1), entre outros decks. Esses decks em si não receberam absolutamente nenhum tipo de mudança, porém Warmonger’s Diplomacy é uma ferramenta necessária para os demais decks que não fazem tantas jogadas agressivas.
A classe Runeblade já superou Warmonger’s Diplomacy há um tempo. Quando Viserai, Rune Blood ainda era válido no Classic Constructed, ele contornava a Action de diversas maneiras - fazendo um setup com Mordred Tide e Malefic Incantation (1) ou fazendo diversos Attacks com go again. No entanto, Briar pode acabar sofrendo um pouco mais, porém isso não faz o seu deck ficar pior. Hoje é o melhor deck do formato, mas agora temos ferramentas para combatê-la.
Ninjas são extremamente afetados

O banimento de Zephyr Needle atingiu bastante a classe. Zen ainda será um deck poderoso com cartas como Art of War e todas as cartas Mystic, mas Ira, Scarlet Revenger pode simplesmente sair do radar competitivo. Sua estratégia era completamente baseada na Needle e, sem ela, sua build pode ficar idêntica à do Classic Constructed - build essa que não é compatível com um formato como o Living Legend.
Decks mais lentos terão espaço?

Historicamente, o Living Legend não dá espaço para decks mais lentos. Os que tiveram mais sucesso, como Iyslander, Stormbind ou Nuu, Alluring Desire, também possuem fortes efeitos disruptivos, mas nenhum voltado para a estratégia de fadiga obteve muito sucesso, e agora sem Count Your Blessings (1) terão menos sucesso ainda, porém Warmonger’s pode ajudar a segurar o alto poder explosivo dos decks hiper agressivos. Somente o tempo dirá se isso será o suficiente para esses heróis entrarem no meta.
E você, o que achou dos banimentos?
Muito obrigado por ler até aqui e até a próxima!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment