Flesh and Blood

Review

Review de High Seas e o Impacto da Nova Coleção!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Terra à vista, marujos! O tesouro é nosso! Hoje vamos analisar uma das coleções mais aguardadas de 2025: High Seas. Vamos ver as novas classes, o suporte para as existentes e que novidades nos aguardam nos altos mares de Rathe.

Edit Article

Os mortos não contam histórias

A caçada por Arakni para vingar a morte do Emperor continua em Volcor, mas em outros lugares de Rathe, piratas estão em busca de ouro e glória. Alguns se aventuram pelos ares, outros enfrentam grandes monstros marinhos, e há aqueles que continuam a busca até mesmo após a morte. Em que tripulação você deseja embarcar, marujo?

Hoje vamos analisar a nova coleção de Flesh and Blood, High Seaslink outside website, uma das coleções mais aguardadas pela comunidade! Ela traz novas classes e mecânicas inovadoras, além de certas quebras de paradigma no jogo.

High Seas

Com quatro novos heróis (sendo um deles apenas young), High Seas é uma coleção draftável que apresenta duas novas classes (Necromancer e Pirate) e o retorno de outras duas (Mechanologist e Ranger).

Todos os heróis possuem a classe Pirate em combinação com as demais classes e trazem muitas mecânicas novas para o jogo.

Mecânicas

Antes de olharmos para os heróis, vamos analisar as mecânicas e o que as novas classes se propõem a fazer.

Tap

A partir de High Seas, uma nova mecânica se torna mais presente no FaB, chamada “Tap”. Seu nome sugere do que essa mecânica se trata, que consiste em “virar” uma permanente e é representada pelo símbolo de uma seta em um círculo apontada para baixo.

Para explicar melhor, vamos olhar para um dos novos heróis: Gravy Bones, Shipwrecked Looter.

Loading icon

Sua habilidade possui um custo: destruir um Gold e dar “Tap”. Isso significa que você deve virar fisicamente o herói 90 graus para realizar o “Tap” (assim como os terrenos são em Magic: The Gathering) para pagar esse custo.

Algumas regras:

- Uma vez virado, você não consegue mais pagar o custo de “Tap” enquanto a permanente permanecer virada.

- As permanentes não possuem enjoo de invocação; logo, uma vez em campo, você pode dar “Tap” nelas.

- Você desvira todas as permanentes (incluindo o herói) na sua End Phase, mas algumas cartas podem dar “Untap”, como, por exemplo, Perk Up.

Crank

Original de Bright Lightslink outside website, a mecânica de Crank retorna na coleção, sendo um ponto central para a Mechanologist.

Loading icon

“Crank” significa que, quando uma permanente com Crank entrar em campo, você pode remover um steam counter dela. Se assim o fizer, você ganha 1 Action Point.

Geralmente, essas permanentes não possuem go again; no entanto, como já vimos em Dash I/O, as possibilidades com a mecânica são várias.

Galvanize

Também original de Bright Lights, “Galvanize” está presente em diversas cartas Mechanologist.

Loading icon

Quando uma carta com Galvanize é utilizada para bloquear, podemos, como custo adicional, destruir um item. Se assim o fizermos, algum efeito adicional ocorre. Até então, esse efeito era a carta bloquear mais dois, como já vimos em Soup Up (1) e Adaptive Plating. Em High Seas, no entanto, a mecânica se expande e possui novos efeitos, como, por exemplo, em Golden Skywarden e Teeth of the Cog (1).

Watery Grave

Loading icon

Watery Grave é uma nova mecânica presente em algumas genéricas e no Necromancer. Seu texto é bem simples: quando uma permanente com Watery Grave deixar o campo, ela é colocada no cemitério virada para baixo; portanto, não pode ser alvo de qualquer outra carta ou habilidade. Veremos o quão relevante isso é quando comentarmos sobre Gravy Bones.

Go Fish

Loading icon

Essa mecânica é exclusiva do Pirate Ranger. Todas as Arrows com essa mecânica possuem um efeito de descarte “on-hit”. King Kraken Harpoon, por exemplo, pede para que o oponente mostre uma carta e, se ela for uma Non-attack Action, ele a descarta.

No entanto, se você ativou um Cannon neste turno, você escolhe essa carta. Trataremos melhor essa mecânica e seu uso quando falarmos sobre Marlynn.

Steal

Steal é uma mecânica predominante em Pirate, mas algumas cartas genéricas também possuem essa habilidade.

Loading icon

“Steal” é bem simples de entender: você rouba um item do oponente (ou seja, toma o controle dele para você). Algumas cartas especificam o item Gold, como Gold-Baited Hook, mas outras, como Jolly Bludger, permitem pegar para si qualquer item.

High Tide

Loading icon

“High Tide” é uma mecânica exclusiva do Pirate que adiciona um efeito ao Attack caso você tenha, pelo menos, duas cartas azuis na Pitch Zone.

Algumas cartas facilitam esse trabalho por conta de seu custo, como Battalion Barque (1), mas outras, como Swiftwater Sloop (1) (que possuem um custo menor), podem ser mais úteis no fim do turno.

Perched e Companion

Loading icon

Em High Seas, temos um novo tipo de carta: os Companions. Companions são Allies que começam em campo; porém, nem todo herói pode utilizá-los. Polly Cranka, por exemplo, é um Puffin Companion; portanto, somente Puffin pode tê-lo ao seu lado.

Eles possuem uma habilidade chamada “Perched”: os Companions são equipados como “off-hand” (assim como os Quivers dos Rangers) e, apesar de serem Allies, eles não podem ser alvos de ataques até que sejam desequipados por meio de suas habilidades.

Uma observação: apesar de não poderem ser atacados, eles ainda podem ser alvos de habilidades e Non-Attack Actions, como, por exemplo, Arc Lightning e Zap (3).

Scurv e a classe Pirate

A primeira classe sobre a qual falaremos é a compartilhada entre todos os heróis desta coleção e, para explicá-la, vamos olhar para Scurv.

Loading icon

Scurv veio somente como um herói Young e na raridade Rare; portanto, é necessário abri-lo em um Booster se você quiser jogar com ele em formatos limitados.

Uma das primeiras coisas que notamos é sua dinâmica com Gold. Além dos próprios heróis da coleção, diversas cartas interagem com Gold, como, por exemplo, Gold Hunter Longboat. Além dessas interações, Pirate possui diversas maneiras de gerar Gold: Sunken Treasure, Portside Exchange e Sea Floor Salvage são alguns exemplos.

Loading icon

Além disso, Pirate interage muito com cartas amarelas, e seus maiores retornos (payoffs) estão nessas cores: todos os Allies de Gravy Bones, Golden Skywarden e até mesmo a especialização de Scurv Not so Fast são dessas cores. Além disso, diversos geradores de Gold interagem com essa cor.

A mecânica de High Tide também incentiva os Pirates a usar bastante azuis, e cartas como Murderous Rabble e Saltwater Swell (1) também incentivam a incluir mais azuis no deck.

Em resumo: Pirate é extremamente centrado no token de Gold e traz uma forte sinergia entre cartas amarelas e azuis. Por conta disso, veremos que os heróis utilizam pouquíssimas cartas vermelhas devido aos seus retornos Pirate.

Puffin e a classe Mechanologist

Loading icon

High Seas trouxe uma grande novidade para a classe Mechanologist: essa é a primeira coleção na qual vemos a ausência da mecânica de Boost e, consequentemente, traz uma nova sinergia para a classe: a sinergia com Cogs.

Loading icon

Enquanto a heroína por si só gera o item Golden Cog, veremos diversas cartas que ajudam nessa missão. Teeth of the Cog (1), Goldwing Turbine (1) e Cog in the Machine são algumas delas, mas para que exatamente queremos criar esses itens?

Loading icon

Os grandes retornos (payoffs) de Puffin interagem com esses itens. Vamos olhar, por exemplo, para Sky Skimmer (1): ele custa zero, tem quatro de poder e bloqueia três, mas se virarmos uma Cog, ele pode ganhar “go again” ou atacar com mais um de poder. E veremos diversas cartas na coleção com essa dinâmica de Cogs.

Puffin merece um artigo à parte para comentar sobre a nova visão da classe Mechanologist e as possibilidades da heroína sem a mecânica de Boost, mas, por hoje, vamos nos ater à sua ideia geral na coleção: crie Golden Cog e eleve seus ataques aos céus.

Gravy Bones e a classe Necromancer

Loading icon

Gravy Bones é, com certeza, o herói mais aguardado da coleção e o de maior destaque. Necromancer era uma classe muito requisitada pelos fãs do jogo; por isso, sua estreia deve ser triunfal, com mecânicas que remetam aos mortos-vivos e uma jogabilidade atrativa.

Loading icon

O primeiro grande destaque da classe é a grande quantidade de Allies; mas, diferentemente da classe Illusionist, que “invoca” esses Allies (com cartas como, por exemplo, Invoke Suraya ou Invoke Miragai), Necromancer os joga diretamente de sua mão (ou do cemitério). Isso faz com que sejam Actions sem “go again” e sem valor de bloqueio. Então, como funciona toda essa dinâmica?

Loading icon

Além da própria habilidade do herói com um efeito de “looting” (como chamamos efeitos que compram e, depois, descartam), diversas cartas permitem que você jogue esses Allies para o cemitério (seja da mão ou do topo do deck). Jittery Bones (1), por exemplo, ganha “go again” se você fizer esse efeito.

Como uma “cola” de toda essa estratégia, a Off-hand Compass of Sunken Depths ajuda você não só a saber o que está no topo do deck, como também a “invocar” seus Allies com Watery Grave do cemitério e ressuscitar os mortos. Por isso, a mecânica é tão importante no Necromancer.

É importante salientar que, uma vez que um Ally deixa o campo de batalha, ele é colocado no cemitério virado para baixo por conta do Watery Grave; portanto, não é mais possível invocá-lo novamente.

A ideia do Necromancer é um excelente quebra-cabeça entre Allies, cartas com efeitos de Looting e Attacks. Invoque seus companheiros mortos-vivos e deixe que eles levem você até a vitória.

Marlynn e a classe Ranger

Loading icon

Ranger já não recebe um novo herói há muito tempo. Desde Outsiders, os amantes da classe tinham que se contentar entre Azalea e Riptide. Com High Seas, Marlynn entra no jogo com um novo jeito de jogar com a classe.

Com Hammerhead, a Ranger está bem voltada para realizar grandes ataques com Overpower. Isso exige que o deck utilize uma alta quantidade de cartas azuis para pagar todos esses custos, mas isso não deve ser um problema.

Loading icon

Com alguns Attacks azuis úteis e a mecânica de Go Fish, Marlynn se propõe a ser uma “Ranger Guardian” com disrupção e alta evasão em suas flechas. No entanto, se seu estilo for ser mais “go-wide”, a heroína também oferece uma gama de cartas mais baratas.

Loading icon

Com Redspine Manta, você pode ser bem mais agressivo com diversas Arrows com “go again” e uma cadência de Attacks maior.

Independentemente de sua build, utilize a habilidade da heroína para sempre ter uma Arrow na mão. Pode ser difícil colocar cartas no arsenal, mas lembre-se de que comprar cartas (geralmente utilizando o Gold) é a chave para a vitória da Ranger.

Destaques da coleção

Apesar de ser uma coleção recheada de novidades, algumas cartas se destacam por serem muito úteis para outros heróis do jogo.

Loading icon

Um novo ciclo de itens chamados “Amulets” podem ser muito úteis, e todos eles possuem a habilidade Legendary (ou seja, você só pode ter uma cópia no deck) e Watery Grave. Apesar das restrições, alguns servem como “quarta cópia” de alguns itens já existentes, o que traz redundância para heróis como Kano, Dracai of Aether.

Loading icon

Um reprint muito desejado aparece nesta coleção. Assim como Command and Conquer foi reprintado em The Huntedlink outside website, Codex of Frailty faz sua aparição no Slot de expansão como Legendary. Apesar da raridade, um reprint é sempre bem-vindo.

Loading icon

Também no Slot de expansão, vemos algumas cartas para lidar com certos confrontos (matchups). Burn Bare sempre foi o desejo dos Wizards para lidar com Illusionist; Undercover Acquisition como a primeira carta a roubar itens na classe Assassin; e Arcane Compliance para lidar com o alto dano arcano dos Wizards. Não são as únicas boas cartas do slot, mas, com certeza, todas as classes receberam excelentes opções.

Conclusão

High Seas é uma das coleções mais aguardadas dos últimos tempos. Mas duas novas classes e uma rejuvenescedora para os Mechanologists e Rangers será o suficiente para mudar um meta tão fragilizado após Part the Mistveillink outside website e os Runeblades de Rosettalink outside website?

Mechanologists fragmentados

Loading icon

Mechanologist se encontra em uma posição bem estranha ultimamente. Maxx ‘The Hype’ Nitro recebeu um Armory Deck que não agregou em nada ao seu deck mais competitivo, e Teklovossen, Esteemed Magnate está no esquecimento; e High Seas não adicionou nenhuma carta útil para esses heróis.

Dash I/O é, até então, a melhor heroína da classe e, apesar de ela adorar as mecânicas de “crank”, High Seas também não foi especialmente boa para ela, adicionando, no máximo, uma carta nova e uma “build” um tanto quanto estranha.

Apesar de Puffin ser uma excelente heroína com um deck bastante eficiente, suas cartas não ajudam os demais heróis da classe, o que a deixa mais fragmentada entre Boost, Evo e Cogs. Uma nova era se aproxima para a classe e parece que Boost é uma mecânica do passado. Mas o que fazer com todos os heróis mais antigos? Um suporte é necessário, mas não foi em High Seas que ele chegou.

Uma manutenção para os Rangers

Loading icon

Com Azalea, Ace in the Hole beirando o Living Legend, a classe carecia de um novo herói. Apesar de Riptide se aproveitar bastante de algumas cartas da coleção, a classe parecia estar sem opção, e Marlynn parece não só adicionar mais opções, como também propor duas “builds”: uma mais voltada para fadiga e uma mais agressiva.

Com tantas novas opções, é difícil dizer se a classe será competitiva. A quantidade de Defense Reactions no metagame pode dificultar que o Overpower de Hammerhead, Harpoon Cannon tenha algum valor, e o desafio de colocar flechas no arsenal pode dificultar as “builds” mais agressivas. Por isso, vamos nos atentar a como a classe reagirá ao meta.

Necromancer: o novo desafio

Loading icon

Assim como toda classe nova, Gravy Bones teria dificuldade para se inserir no meta, não por ser ruim, mas sim por possuir uma pool menor e menos respostas para o meta. Porém, juntamente com High Seas, também teremos seu Armory Deck, agregando mais cartas novas que não estão na coleção principal.

Com isso, Gravy parece ter um conjunto de cartas sólidas para enfrentar o meta. Seu Armory Deck oferece cartas muito fortes, como Sawbones, Dock Hand e Loot the Hold. Além disso, ele também aparenta ser uma “match” péssima para alguns decks, como Guardians. Mas, diferentemente dos Illusionist, a falta de cadência nos Allies pode oferecer um jogo mais “justo” para esses decks.

E você, o que achou de High Seas? Qual sua classe favorita da coleção?

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!